Doe Sangue
Doe
Sangue
×

Busca

Pergunte ao Especialista

Setembro amarelo: redes sociais podem causar sintomas de depressão

Por Tiago Nunes Botura
06.09.2022

 

As redes sociais chegaram para ficar no mundo inteiro e tem ganhado cada vez mais força e novos adeptos. Embora sejam uma ferramenta para estreitar relacionamentos, se não tomar cuidado também podem causar problemas emocionais.

É o que explica o psicólogo Tiago Nunes Botura, que atua no Santa Casa Especialidades. Para ele, as redes sociais têm contribuído para despertar doenças emocionais em determinadas pessoas.

“E a depressão, em grau elevado que gera muitas vezes o suicídio,  é uma dessas doenças”, alertou o especialista.

Botura ressalta ainda que atualmente muitas pessoas vivem uma vida nas redes sociais onde demonstra estarem felizes, mas na verdade tentam mascarar o que realmente estão sentindo.

Normalmente quem está caminhando para uma doença emocional, como a depressão, por exemplo, emite alguns sinais que é preciso ficar alerta.

Os mais comuns são os de pensamento catastrófico, baixa autoestima, isolamento social, pensamento em suicídio com planejamento e ideias de como concretizar o ato.

Somam-se a isso, a tristeza constante e perda de interesse em realizar atividades que antes gerava prazer. O especialista lembra que aos primeiros sinais é importante procurar ajuda.

“Um dos mitos hoje do tratamento psicológico é a questão de não dar importância àquele sofrimento emocional. É falar o seguinte: isso é só uma forma de chamar atenção de outras pessoas que estão à sua volta”.

E a campanha mundial Setembro Amarelo é de extrema importância, já que busca trazer mais informações sobre suicídio, além de, tentar a desmistificação da crença popular que não devemos nunca falar "sobre o suicídio para não incentivá-lo".

 

 

Comentários


Tiago Nunes Botura

Tiago Nunes Botura

O que você gostaria de saber?

Preencha o formulário abaixo e nos envie suas dúvidas que o especialista responde.

Telefone 28 2101-2121

Endereço Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67
Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP 29300-150

 

 

Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

 

Vagas para deficientes

VAGAS PARA DEFICIENTES
A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim está com seleção para Contratação de PCD (Pessoas com Deficiência) e /ou reabilitados o INSS. Basta procurar o Setor de Recursos Humanos do Hospital, localizado na Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67, Centro, ou cadastra currículo pelo site. Mais informações pelo telefone 28 2102-2121.

Mais informações?

Cadastre seu nome, cidade e e-mail nos campos abaixo e receba notícias sobre a Santa Casa

Copyright © Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Todos os direitos reservados.